Novidades

Avc sabedotti %282%29

Como prevenir um AVC?

Existem dois tipos de AVC: AVC isquêmico, quando um coagulo bloqueia a artéria que leva sangue ao cérebro, e o AVC hemorrágico, quando há uma ruptura de uma das artérias. Conseguir identificar o AVC é importante para recuperação do paciente. Quanto antes você identificar a doença, mais chances de recuperação:

Entre os principais sintomas de um AVC incluem a dificuldade para andar, falar e de compreensão. Além disso, também apresenta dormência ou paralisia na face. Ele pode danificar o funcionamento cerebral e promover infecções e escaras (lesões profundas na pele).

O AVC pode ser evitado?

Você sabia que apenas 10% dos casos de AVC estão ligados a genética? Segundo a Associação Americana de AVC, a probabilidade de uma pessoa sofrer um derrame dobra a cada década depois dos 55 anos. Outros fatores também influenciam nisso, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

O estudo internacional Interstroke revela que 90% dos casos estão associados a fatores evitáveis. Confira abaixo alguns destes fatores:

Faça exercícios regularmente. A prática de exercícios regulares, pelo menos 30 minutos por dia, ajuda a controlar o peso e a regular a hipertensão, outro fator que deve ser controlado para combater o AVC.

Alie exercícios à uma dieta equilibrada. Isso envolve o consumo de verduras, vegetais, frutas, fibras. Evite o consumo excessivo de sal, álcool, comidas gordurosas e industrializadas. A alimentação ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Procure um nutricionista para criar uma dieta equilibrada.

A última dica e possivelmente a mais difícil de colocar em prática é: tente evitar estresse. Nem sempre é fácil, mas procure uma válvula de escape, uma atividade que te dê prazer. Pode ser um exercício, ler um livro ou uma atividade manual, como artesanato, por exemplo. Mesmo que você não faça nada, tire um tempo para você!

Lembre-se também, a visita frequente ao médico é essencial para a prevenção de doenças.